sábado, março 15, 2008

Nova Zelândia, imagem de marca...

Dado que as suas características (naturais) são impares, hoje escrevo sobre a Nova Zelândia, este que foi o “último pedaço” do nosso planeta a ser descoberto. A NZ é constituída por 2 ilhas principais, a sua capital é Welligton e são cerca de 3,7 milhões os Neo Zelandeses. Os Maori foram o 1º povo a chegar a estas ilhas (+- 1000 anos atrás), seguidos dos holandeses e dos ingleses que foram os 1ºs europeus a colonizarem a NZ. A cultura da NZ é um misto de influências europeias, maoris, asiáticas assim como pacíficas.

Ao nível do turismo a NZ foi dos primeiros países a apostar num ministério próprio, facto que permitiu o desenvolvimento de estratégias que permitiram e permitem um crescimento sustentável desse mesmo sector no país. Pegando nas palavras que se podem encontrar no site de turismo da NZ “o turismo é um veículo para o desenvolvimento das regiões e das comunidades”.

Estima-se que num país de tão pequenas dimensões existam entre 13500 a 18000 empresas ligados ao sector, empregando directa e indirectamente cerca de 150000 pessoas.

No ano de 2007 receberam 2,5 milhões de pessoas vindas de todos os cantos do mundo, sendo que os principais fluxos turísticos advêm da Austrália, Estados Unidos da América, Canadá e China. Outro indicador interessante é o da duração da estadia dos visitantes, em média a duração da estadia é de 23 dias, ou seja, estadias que se prolongam em muito no tempo.

A Nova Zelândia é reconhecida pelas suas deslumbrantes paisagens, paisagens que foram imortalizadas pela trilogia de Peter Jackson: Sr. Dos Anéis.

Destacam-se as suas florestas tropicais, as montanhas e praias.

Sem comentários: