quarta-feira, março 19, 2008

Tibete "um olhar sobre a liberdade de outrora"



O Tibete está nas “bocas do mundo” e não pelos motivos que alguns de nós gostaríamos de ouvir e ver.

Constantemente os meios de comunicação são conotados como veículos de informação dúbia e díspar, neste caso concreto, funcionou como o despoletar de algo que parecia adormecido e que a opinião pública parecia ter esquecido. O povo tibetano encontra-se em cativeiro há já algumas décadas, controlado pelo feudo chinês. No entanto, esta luta pela liberdade parece longe de estar ou ser resolvida. Os chineses não querem perder o controle sobre o Tibete e estes últimos acontecimentos são sem sombra de dúvida a demonstração disso mesmo.

Os tibetanos empreenderam uma luta que dificilmente será ganha. O facto de se encontrarem longe dos olhos ocidentais dificulta o movimento. Mais, aproveitaram e bem, a grande exposição internacional que a china tem vindo a obter devido à organização dos próximos jogos Olímpicos, só que o que poderia ser uma arma letal (o boicote dos próprios JO), foi banalizada pelo chauvinismo ocidental. Os comités dos JO de vários países já declararam em público que não poderiam ser os atletas a pagar o preço do que se está a passar no Tibete. Não podem ser estes de forma alguma a sofrer as consequências de algo que não lhes compete.

Concluo que o reconhecimento mundial do atropelo humanitário que se passa no País que tem como capital Lassa poderia ter repercussões graves e impactos significativos na economia e sociedade chinesa. O reconhecimento destes crimes poderia deitar a perder o desenvolvimento desenfreado que a China tem conhecido nestes últimos anos.

Será que a China estaria disposta a perder grande fatia do que já alcançou?

Para obterem informação mais detalhada sobre o Tibete e o que por lá se passa podem consultar:

http://www.casadaculturadotibete.org

Já agora aproveitem e assinem a petição on-line!!!

Sem comentários: