quarta-feira, abril 02, 2008

Portugal dos "pequeninos"



Já passei a fase do ficar “aborrecido” com tudo o que se passa à volta da política portuguesa. É de um absurdo completo os discursos redundantes dos nossos líderes partidários, difusos, incoerentes, sem carisma algum. A identidade portuguesa é uma ideia que desvanece a todas as horas/minutos/segundos que passam.

Se efectuarmos uma pequena pesquisa na internet sobre José Sócrates, acabamos por concluir que o mesmo, pouco esforço fez por trazer mais valias a este país. Costumo dizer em jeito de brincadeira “que até eu fazia o que ele fez, com iguais ou melhores resultados”… E garanto que não preciso de ler os “clássicos” para realizar tal revolução.

Paulo Portas tem razão quando afirma “que foram os contribuintes” que através dos impostos pagos pagaram o défice. Pura demagogia? Provavelmente. No entanto, não deixa de ser uma grande verdade. Mais, deixa-me embaraçado que este primeiro-ministro continue a mostrar incompetência e grande aptidão para a mentira. Então não é que o sacanolas afirma assim como quem não quer a coisa que: “é "leviano e irresponsável" falar em baixar os impostos, sem se conhecer ainda os dados da economia portuguesa do ano passado e os indicadores dos primeiros meses deste ano”, continuando “É tão fácil falar em descida de impostos e prometer descida de impostos, mas acho que os portugueses têm bem consciência que só deve ser feita se estivermos seguros de que tudo aquilo que ganhámos nestes últimos anos não será posto em causa”.

…Assim até parece que o homem sabe o que diz e que tem uma estratégia... um rumo… Mas, devagar, devagarinho, surge qual D. Sebastião da bruma e passados menos de 15 dias sobre a anterior afirmação diz: “Este Governo pediu mais impostos aos portugueses quando isso era necessário [em 2005], para consolidar as contas públicas. Ao fim destes anos, os esforços que pedimos aos portugueses têm já um resultado. Portugal venceu a crise orçamental”?????? E do nada, baixa o IVA em 1%... Epah… upa upa… olha olha! O salvador que tira o pobre da cruz chegou!

No entanto, as “boas” nunca chegam sós… não é que o partido socialista quer regulamentar a aplicação de piercings?! Ora leiam com atenção: “O PS entregou hoje no Parlamento um projecto de lei que regula o funcionamento dos estabelecimentos que fazem tatuagens e aplicam “piercings”, passando a ser proibida a sua aplicação na língua. Para os menores de 18 anos, o projecto estabelece a total proibição da aplicação de “piercings”, tatuagens e de maquilhagem permanente.” Epah… upa upa… olha olha! O homem até pensa na saúde pública!!! E eu a pensar que precisávamos de hospitais, mais médicos e enfermeiros portugueses… Mas isto assim é prevenção, diminuição do risco, combater o mal!!! Isto sim meus senhores e minhas senhoras: Estratégia…rumo e muita imaginação.

Mas, assim como Eiffel iluminou o mundo com as sua obras de engenharia, o nosso primeiro-ministro apresenta o fantástico teorema “A Direcção-Geral de Impostos (DGCI) está a ameaçar os casais recém-casados com coimas, que vão até 2500 euros, se não prestarem as informações solicitadas sobre os serviços do seu casamento no prazo de 15 dias” Epah… upa upa… olha olha! Mudanças e mais mudanças! E que positivas!!! Finanças… será agora? Será que os Bancos devem pagar mais impostos??? Não! Tributar as prendas do casamento?!Isto sim é fantástico!

Mas se achava que tudo isto era pouco, bem… Não é que o nosso “Presi” da república vai até a Moçambique exclamar “Confesso que não estou satisfeito com o nível do investimento português em Moçambique. Neste momento é baixo e podia ser muito mais elevado"…E pergunto eu, que quer dizer o presidente com esta afirmação? Respondendo eu por ele, escrevo: isto demonstra acima de tudo: Análise. O nosso “Presi” analisou bem a questão e chega a uma conclusão sublime! Epah… upa upa… olha olha… Moçambique até é perto… É que nem quero pensar que tipo de estratégia é esta… Então mas há assim tanto investimento em Portugal efectuado por empresários portugueses? Hummm… Eu até punha em causa o homem… Mas sendo este um grande ecónomo…

Para finalizar, temos o Menezes que vem quebrar com toda esta monotonia exacerbada e afirma que umas das grandes reformas no programa do PSD para 2009 é… Acabar com a publicidade na RTP… Epah… upa upa… olha olha… Sendo assim, estou muito mais seguro, e prevejo que o futuro de Portugal se apresenta brilhante.

Concluindo, se são estas as estratégias a seguir, Piercings, casamentos, Moçambique, RTP… E onde estão os culpados de: Portucale, Casa Pia, Apito Dourado, BragaParque, Câmara Municipal de Lisboa… onde fica Portugal nessa história de encantar? Quem são os culpados? A quem compete sectores como: Educação, Saúde, Justiça? Porque pago eu impostos? Vou ter direito a reforma? Se a resposta for negativa, porque desconto? Se estes modelos se encontram ultrapassados, porque não introduzir novos? Se dizem ser “socialistas” em que ponto se encontram as dinâmicas sociais?

O que dizer desta “horda” de badamecos que se julgam importantes? Face a isto comento: O que seria Portugal se um deles tivesse o seu fim com uma corda ao pescoço em pleno Rossio???

E assim, repleto de um enorme descontentamento me despeço.

Sem comentários: