terça-feira, dezembro 22, 2009

Para 2010

O ano de 2009 que está a findar, pois venha 2010!!!

Bem, quando idealizei este blog faz uns aninhos, foi com o objectivo de falar sobre turismo. Em 2005 estava eu a iniciar a minha licenciatura na área e claro, com o tal brilhozinho nos olhos, idolatrei esquemas fantásticos de como abordar o novo trilho.

Hoje, o turismo mundial vive uma ressaca que advém dos males do capitalismo neo-liberal/selvagem. No entanto, na balança dos efeitos multiplicadores o turismo ainda se apresenta como uma grande força dinãmica para a economia global.

Ora, neste caso é importante referir que Portugal também foi sujeito não passivo deste holocausto capitalista e que como tal, essa acção se sentiu nos números referentes à área do turismo.

Mas, claro, números são números e estes são manipuláveis por todos aqueles que conhecem as regras e os modos como estas podem ser alteradas sem que na realidade o sejam. Quando digo isto, falo que Portugal tem vindo a perder turistas para concorrentes directos como por exemplo o caso da Grécia (mercado idêntico).

Os problemas que abordei no ano de 2005 no 2º post de todos, são exactamente os mesmos de agora. Ou seja, uma clara falta de definição do que se quer para um Portugal turístico.

É com profunda tristeza que afirmo isto, mas Portugal não quer evoluir! Em Portugal existem outros interesses que fazem com que o turismo não funcione como uma alavanca MAIOR para a nossa economia.

Mas tudo bem, isto é só um desabafo e para não pensarem que é só critica destrutiva afirmo que num post mais à frente falarei de algumas medidas que acho importante a serem tomadas.

Relativamente a mim, bem, para o ano de 2010 estou a pensar em contribuir em larga escala para o turismo, pois espero ir a: Madrid (confirmado), Barcelona, Londres, Florença e Praga (se houver por aí alguns pretendentes que queiram fazer companhia - email para mim).

Já agora e antes de desligar esta coisa que tenho aqui ao meu lado, gostaria de deixar os meus sinceros desejos de umas festas felizes ao lado daqueles que mais amamos. Relativamente ao novo ano que se avizinha, espero não só para mim mas para todos vós, que os projectos se concretizem da melhor forma possivel.

TAH TAH

2 comentários:

Ricks disse...

Noto ai uma pontinha de Louçã.

Por acaso o mal do turismo em Portugal é mesmo a falta de capitalismo ou de neo-liberalismo. O grande problema é que o Estado tem demasiado poder e as empresas privadas têm um poder muito reduzido nisto tudo.

Mas penso que acima de tudo Portugal precisa de se abrir em defenitivo ás low cost e deixar de pensar que o turismo é só resorts, hotéis, auto-estradas e claro os santinhos em Fátima.

RICKS disse...

Tenho de deixar aqui o comentário ao teu post da Galiza, porque não encontro o sitio onde deixar lá em baixo.

De facto as nossas entidades públicas e privadas do Norte de Portugal deviam pôr os olhos no modo como os Espanhóis promovem a Galiza.

As diferenças entre o nosso Norte e a Galiza são pouquissimas, e em recursos tanto naturais, como patrimoniais e históricos, provavelmente o Norte de Portugal fica a ganhar. Qual a diferença então? Bem a maneira como os recursos são aproveitados em Espanha (veja-se o que vamos fzr com a linha do Tua e o que os Espanhóis fizeram com o aquele tipo de linha lá na terra deles)e a maneira como os Espanhóis vendem o seu produto (Vender o produto? Lembras-te? Muito importante... ;) ).

Nisto de promoção e marketing os Espanhóis dão-nos uma abada. Sabias que a gastronomia espanhola está neste momento ao nível da italiana ou francesa? A cozinha espanhola é melhor que a nossa? É óbvio que não, mas lá está, eles sabem vender o produto e na sociedade actual, mais vale parecer do que ser.