sexta-feira, fevereiro 12, 2010

O turismo como alavanca

1ª parte:

No seguimento do último post, venho então redimir-me da ou das blasfémias que proferi. Ou seja, agora chegou o momento de acrescentar alguns pontos ao que acho serem medidas essenciais para o turismo se tornar numa indústria não só mais competitiva como mais apelativa, neste caso para Portugal.

Em primeiro, acho que a formação tanto profissional como académica nos sectores que englobam a indústria turística (directos): Operadores Turísticos (OT), Agências de Viagens, Hotelaria e Restauração, deveriam ser leccionadas por profissionais com larga experiência profissional nas áreas de formação leccionadas pelos próprios.

Sim, tenho a noção que não seria fácil cativar estes profissionais, mas também penso que para se atingirem outros patamares, onde a excelência é a meta, a aposta deverá ser incisiva.

Outra medida que acho importante a ser ponderada pelos senhores que regem (sim, porque eu continuo a acreditar que isto é tudo menos uma democracia) é a criação de legislação que proteja de forma eficiente os Técnicos Superiores de Turismo e outros profissionais do sector. Assim, seria positivo que todos os estabelecimentos no sector (neste caso, a restauração seria um caso específico onde tal não seria preciso) tivessem que ter pelo menos 1 Técnico Superior nos seus quadros, quanto ao restante (restauração) seria importante que por exemplo um Chefe de Sala tivesse habilitações profissionais (nível 3/4 ou 5) para desempenhar essa mesma função.

Deste modo, cumpriria-se uma das etapas para a excelência do sector fosse atingida e assim conseguirmos (Portugal) diferenciar o seu produto pela qualidade.

Continua...

TAH TAH

1 comentário:

tëta disse...

estou completamente de accordo!