terça-feira, maio 17, 2011

O turismo como alavanca

Parte II:

A base, como disse, parte sempre de uma formação profissional/académica exigente, capaz de formar profissionais que tenham visão e orientação suficientes de forma, a tornar esta industria competitiva.

E como tornar esta industria competitiva? Depois da base e, de uma investigação sobre as leis que regem o turismo, legislar com coerência será a próxima etapa. Sim, porque a nova lei que saiu sobre as agências de viagem (AV) vem demonstrar o degredo em que estes senhores colocam a indústria deste país (exemplos não faltam: pesca). Antes era preciso um capital social enorme para abrir uma AV, agora nem por isso. Como é que isto é possível? Pois não sei...

Na verdade e, sendo que a indústria do turismo tem um cariz privado, virado para o grande lucro, devem ser estes a ter a iniciativa de investir, mas sem que o sector público tome as precauções necessárias de modo, a minimizar o risco dos privados.

Tem de se perceber de uma vez por todas que o turismo não deve ser somente composto por empresas multinacionais ou grupos com grande poder económico.

O estado deverá compreender que o interesse maior dos grandes grupos económicos não é potencializar os costumes tradicionais ou mesmo preservar. Nesse sentido, deveria haver políticas dirigadas ao pequeno comércio, às micro estruturas de forma, a potencializar tudo aquilo que nos diferencia de outros destinos turísticos.

Na verdade, quando escrevo "políticas", estou a falar de transparência, estou a falar no acesso à informação, ao crédito aos subsídios. Para além disso... existe todo um processo burocrático que dificulta a agilização do mercado.

Uma forma agradável, de se poder ultrapassar esta questão seria haver na na estruta das licenciaturas da área, cadeiras ou workshops (pelo menos) que ajudassem os alunos a compreenderem melhor o funcionamento das leis e do mercado vigente. Workshops que pudessem mostrar aos alunos como concorrer a subsídios, a explicar de uma forma mais pragmática o funcionamento do QUREN.

O sector público tem de melhorar em muito para que o turismo seja competitivo.

Ivo Figueiredo

Sem comentários: