
E assim tudo começou… Guimarães é a denominada cidade berço portuguesa, casa de D. Afonso Henriques o Fundador (entre outros cognomes que possui).
Esta bela cidade minhota, que se pretende candidatar a património mundial, merece uma visita aprofundada.
Comecemos pela cidade em si: ruas elegantes de onde se destacam os arranjos florais em muitas das casas. Por outro lado, o centro histórico da cidade é esplêndido, e possui uma área de esplanadas (praça de Santiago) que permite ao turista usufruir de uma bela panorâmica. De seguida impõe-se a visita ao castelo e ao paço dos Duques de Bragança assim como a visita à capela de S. Miguel, onde D. Afonso Henriques terá sido baptizado. Quanto a igrejas, aconselho a visita à igreja Nossa Senhora da Oliveira que fica situada na praça de Santiago em pleno centro histórico.
Se tiverem tempo, porque não efectuar uma escapadinha à igreja da Penha localizada na montanha com o mesmo nome. O acesso à mesma pode ser efectuado através de um teleférico, o resultado é uma vista magnífica sobre a cidade berço. Assim que acabar a viagem no teleférico, podem deslumbrar-se com o parque verdejante e os seus românticos recantos.
Quanto à restauração, aconselho vivamente o restaurante “Cabeça de Porco” situado na localidade de Lordelo entre a Vila das Aves e Guimarães, seguindo a EN 105 Nº37/39 não há que enganar. Este restaurante prima pela excelente cozinha regional, exemplos são os afamados Rojões ou as Tripas à Moda do Porto.
Resumindo, Guimarães merece ser conquistada. Esse será o meu tributo a esta esplendorosa cidade.
Ivo Furtado
1 comentário:
sim, sem duvida que guimaraes merece uma visita, é uma cidade elegante onde o moderno convive com o antigo.
é claro que aconselho uma visita ao cabeça de porco, são 46 anos de experiencia ao serviço de quem nos visita.
um abraço afilhado, continua um bom trabalho neste teu cantinho.
Enviar um comentário