terça-feira, outubro 16, 2007

Guimarães, cidade berço


E assim tudo começou… Guimarães é a denominada cidade berço portuguesa, casa de D. Afonso Henriques o Fundador (entre outros cognomes que possui).

Esta bela cidade minhota, que se pretende candidatar a património mundial, merece uma visita aprofundada.

Comecemos pela cidade em si: ruas elegantes de onde se destacam os arranjos florais em muitas das casas. Por outro lado, o centro histórico da cidade é esplêndido, e possui uma área de esplanadas (praça de Santiago) que permite ao turista usufruir de uma bela panorâmica. De seguida impõe-se a visita ao castelo e ao paço dos Duques de Bragança assim como a visita à capela de S. Miguel, onde D. Afonso Henriques terá sido baptizado. Quanto a igrejas, aconselho a visita à igreja Nossa Senhora da Oliveira que fica situada na praça de Santiago em pleno centro histórico.

Se tiverem tempo, porque não efectuar uma escapadinha à igreja da Penha localizada na montanha com o mesmo nome. O acesso à mesma pode ser efectuado através de um teleférico, o resultado é uma vista magnífica sobre a cidade berço. Assim que acabar a viagem no teleférico, podem deslumbrar-se com o parque verdejante e os seus românticos recantos.

Quanto à restauração, aconselho vivamente o restaurante “Cabeça de Porco” situado na localidade de Lordelo entre a Vila das Aves e Guimarães, seguindo a EN 105 Nº37/39 não há que enganar. Este restaurante prima pela excelente cozinha regional, exemplos são os afamados Rojões ou as Tripas à Moda do Porto.

Resumindo, Guimarães merece ser conquistada. Esse será o meu tributo a esta esplendorosa cidade.

Ivo Furtado

1 comentário:

Anónimo disse...

sim, sem duvida que guimaraes merece uma visita, é uma cidade elegante onde o moderno convive com o antigo.

é claro que aconselho uma visita ao cabeça de porco, são 46 anos de experiencia ao serviço de quem nos visita.

um abraço afilhado, continua um bom trabalho neste teu cantinho.